MARÇO/2020
Quais são as particularidades de viver o amor quando se é uma mulher? Como as questões de gênero e as relações entre os gêneros afetam nosso ideal de amor e a forma como vivemos nossos relacionamentos afetivo-sexuais?
O primeiro passo da nossa jornada acontece em março, mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Vamos refletir juntas/os, buscando encontrar formas mais interessantes e saudáveis de nos relacionarmos num mundo ainda regido pelo patriarcado, em que há tanto a ser conquistado, de uma maneira geral e também no âmbito amoroso.
Veja como foi o evento
Nosso projeto inicial para essa jornada era termos encontros presenciais e online. Mas com a pandemia de COVID-19, nos encontramos apenas virtualmente.
Nossa roda de conversa online aconteceu no dia 17 de março, na plataforma Zoom. Participaram 10 pessoas e a partir desse rico encontro eu produzi alguns textos, que você confere nos links abaixo.
E temos uma playlist no Spotify sobre esse tema! Confira aqui.
Ser mulher e viver o amor: Algumas indicações de conteúdo
A partir da nossa roda de conversa online “Dona de mim”: o que é ser mulher e viver o amor, indico alguns conteúdos de referência.
O que é ser mulher e viver o amor: Reflexões
Nossos relacionamentos amorosos ainda se inspiram muito no ideal de amor romântico, que não é favorável à autonomia das mulheres. Aqui, refletimos sobre esse ideal e possibilidades de ir além dele, de forma mais feliz.
Sobre a importância de falar de amor
Todas e todos nós desejamos viver o amor de forma feliz, e para isso é muito importante desenvolver conversas sobre o amor, em que possamos encarar e compartilhar nossos sucessos e incertezas, buscando, juntas/os, aprender mais.
FACILITADORA
Juliana dos Santos Soares
Psicóloga
CRP: 04/21.049
Psicóloga clínica pela UFMG, atende Psicoterapia de adultos nas modalidades presencial e online, além de Psicoterapia de grupo. Pós-graduada em Psicodrama; professora da Pós-graduação em psicodrama do IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno; tem formação em Gestalt-terapia e treinamento em Constelações familiares segundo Bert Hellinger. Vem desenvolvendo workshops e vivências reflexivas sobre relaconamentos amorosos desde 2007.
PRÓXIMOS EVENTOS
O amor em construção
Grupo terapêutico. Presencial e online.