MAIO/2020
Você já observou que cada pessoa tem um jeito muito seu de estar nos relacionamentos? É como um padrão, que normalmente se repete em diferentes relações e que tem suas raízes na nossa família de origem.
Nesse momento da nossa jornada iremos refletir sobre vivência familiar, as marcas que nossos primeiros vínculos amorosos deixam em nós e como isso se reflete no presente. A ideia não é “vencer” os aprendizados sobre o amor que desenvolvemos junto à nossa família, mas, nos tornando mais conscientes deles, ousarmos ir além.
Veja como foi o evento
Nosso projeto tem crescido! Nesse mês tivemos duas rodas de conversa online: uma no dia 19 e outra no dia 20 de maio, cada uma com 17 participantes.
Com base no conteúdo desses encontros eu escrevi os textos que você confere aqui.
Por que viver o amor em equilíbrio é uma questão social
Se queremos viver o amor de forma mais feliz e equilibrada, não basta “lidar com nossos próprios problemas” relacionados a ele. É fundamental construirmos um mundo de relações mais justas, com equidade e respeito pelas nossas diferenças.
O amor que guardamos, o amor que vivemos
Partindo do conhecimento sobre como nossas relações familiares influenciam nossa maneira de amar na idade adulta, essa é uma conversa sobre a importância de nos trabalharmos intimamente, a fim de viver o amor de forma mais plena.
Dependência, autonomia e saúde nos relacionamentos
Nossas relações são regidas por três dinâmicas principais: dependência, autonomia e compartilhar. Esses traços surgem do nosso desenvolvimento nas relações familiares e vão sendo vivenciadas – e aperfeiçoadas – durante toda a nossa vida.
FACILITADORA
Juliana dos Santos Soares
Psicóloga
CRP: 04/21.049
Psicóloga clínica pela UFMG, atende Psicoterapia de adultos nas modalidades presencial e online, além de Psicoterapia de grupo. Pós-graduada em Psicodrama; professora da Pós-graduação em psicodrama do IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno; tem formação em Gestalt-terapia e treinamento em Constelações familiares segundo Bert Hellinger. Vem desenvolvendo workshops e vivências reflexivas sobre relaconamentos amorosos desde 2007.
PRÓXIMOS EVENTOS
O amor em construção
Grupo terapêutico. Presencial e online.