JUNHO: “E quero que você venha comigo”: as fases do amor e seus desafios

JUNHO/2020

 A paixão é uma delícia, né? E quando é correspondida, melhor ainda. É assim que a maioria dos nossos relacionamentos começa, mas o amor não é só isso. A paixão diminui com o tempo, e é aí que começam outras fases do relacionamento, bem menos exaltadas na nossa cultura.

Vamos finalizar essa parte da nossa jornada tratando dos desafios do amor além da paixão: que habilidades precisamos desenvolver para vivermos o amor com maturidade e como encarar esses desafios, tão importantes para que nossos vínculos amorosos se fortaleçam e prosperem.

Veja como foi o evento

Finalizamos a primeira fase da nossa jornada com dois encontros lindos! As rodas de conversa aconteceram no dia 16 de junho (com 14 participantes) e no dia 20 de junho (13 participantes).

Esse foi um semestre que nos pegou de surpresa com a pandemia de COVID-19. Muitos planos foram desfeitos, tantas atualizações foram feitas. Levando em conta o cenário, sinto-me muito grata por ter proporcionado um espaço tão interessante para trocarmos ideias e vivências sobre o amor!

Confira um pouco do que foi vivenciado e refletido nos textos a seguir:

O amor é múltiplo

O amor é múltiplo

Texto sobre diversidade de vivências amorosas, escrito com base em vivências e histórias compartilhadas por participantes da roda de conversa online de tema “E quero que você venha comigo”: as fases do amor e seus desafios.

O lugar da paixão na nossa vida

O lugar da paixão na nossa vida

: A paixão é um componente importante do amor. Muitas vezes é confundida com ele, e quando ela (naturalmente) diminui na relação, podemos ficar com a sensação de que há algo errado. Mas não há: Existe amor além da paixão.

A teoria triangular do amor

A teoria triangular do amor

A teoria triangular do amor, de Robert Sternberg, apresenta o amor como um complexo formado por três componentes: a paixão, a intimidade e o compromisso. A partir da interação entre eles, várias manifestações de amor são possíveis.

FACILITADORA

Juliana dos Santos Soares

Juliana dos Santos Soares

Psicóloga

CRP: 04/21.049
Psicóloga clínica pela UFMG, atende Psicoterapia de adultos nas modalidades presencial e online, além de Psicoterapia de grupo. Pós-graduada em Psicodrama; professora da Pós-graduação em psicodrama do IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno; tem formação em Gestalt-terapia e treinamento em Constelações familiares segundo Bert Hellinger. Vem desenvolvendo workshops e vivências reflexivas sobre relaconamentos amorosos desde 2007.

PRÓXIMOS EVENTOS

NOVEMBRO: “Partir, andar”: O momento do fim

O término dos relacionamentos é doloroso. Nesse último encontro da nossa jornada, vamos olhar para como vivemos as despedidas dos nossos amores: como podemos fechar os ciclos com respeito e seguir em frente.

Sou psicóloga em Belo Horizonte – MG. Atendo Psicoterapia individual, de grupo e terapia de casais. Em minha busca por ser uma pessoa melhor, já fiz diversas terapias e percorri um bom caminho de autoconhecimento. Hoje vivo "a sorte de um amor tranquilo". Apaixonada por música, livros e boas conversas.