OUTUBRO: “Família, família…”: Relacionamentos amorosos quando temos filhos/as

OUTUBRO/2020

Com frequência, o sonho de viver um grande amor vem somado ao de ter filhos/as com essa pessoa, sendo eles/as chamados/as de “fruto do amor”. A chegada de filhas/os representa uma mudança profunda no relacionamento do casal, com novos papéis sendo desempenhados e muitas construções e adaptações a serem feitas. Não é raro que os casais e famílias vivam um misto de felicidade e estresse nessa fase da vida.

Esse é o ponto da nossa jornada em que vamos olhar para os desafios do relacionamento afetivo-sexual quando não somos “apenas” um casal, mas temos filhas/os, juntos/as ou de outras relações.

Veja como foi o evento

Para iniciar nossas reflexões, fiz uma Live no Instagram com a querida colega Dolores Pena, psicóloga, psicodramatista e terapeuta de casais e famílias. Foi uma troca de ideias muito legal e enriquecida pela vasta experiência da Dolores. Se quiser assistir no Youtube, clique aqui.

Nossa vivência online aconteceu no dia 27 de outubro, na plataforma Zoom. Participaram 5 mulheres, num encontro conduzido com a metodologia do Psicodrama. Confira abaixo os textos que escrevi a partir desse trabalho.

Amor e diversidade nas nossas famílias

Amor e diversidade nas nossas famílias

Quando olhamos para o tema de ter filhos/as e os impactos no relacionamento amoroso, é necessário levar em conta a diversidade e ampliar o olhar. O casal com filhos/as é apenas um tipo de arranjo; são muitas as famílias e os amores possíveis.

O brilho da gente

O brilho da gente

Na vivência online sobre relacionamentos amorosos quando temos filhos/as, trabalhamos com a personagem da mulher apagada, sobrecarregada, que precisa voltar a brilhar. Mas é um brilho sem holofotes, em equilíbrio consigo e com os/as outros/as.

FACILITADORA

Juliana dos Santos Soares

Juliana dos Santos Soares

Psicóloga

CRP: 04/21.049
Psicóloga clínica pela UFMG, atende Psicoterapia de adultos nas modalidades presencial e online, além de Psicoterapia de grupo. Pós-graduada em Psicodrama; professora da Pós-graduação em psicodrama do IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno; tem formação em Gestalt-terapia e treinamento em Constelações familiares segundo Bert Hellinger. Vem desenvolvendo workshops e vivências reflexivas sobre relaconamentos amorosos desde 2007.

PRÓXIMOS EVENTOS

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Avatar

Sou psicóloga em Belo Horizonte – MG. Atendo Psicoterapia individual, de grupo e terapia de casais, depois da pandemia só online. Hoje vivo "a sorte de um amor tranquilo" - companheira do Fred e boadrasta da Manu. Apaixonada por música, livros e boas conversas.