OUTUBRO/2020
Com frequência, o sonho de viver um grande amor vem somado ao de ter filhos/as com essa pessoa, sendo eles/as chamados/as de “fruto do amor”. A chegada de filhas/os representa uma mudança profunda no relacionamento do casal, com novos papéis sendo desempenhados e muitas construções e adaptações a serem feitas. Não é raro que os casais e famílias vivam um misto de felicidade e estresse nessa fase da vida.
Esse é o ponto da nossa jornada em que vamos olhar para os desafios do relacionamento afetivo-sexual quando não somos “apenas” um casal, mas temos filhas/os, juntos/as ou de outras relações.
Veja como foi o evento
Para iniciar nossas reflexões, fiz uma Live no Instagram com a querida colega Dolores Pena, psicóloga, psicodramatista e terapeuta de casais e famílias. Foi uma troca de ideias muito legal e enriquecida pela vasta experiência da Dolores. Se quiser assistir no Youtube, clique aqui.
Nossa vivência online aconteceu no dia 27 de outubro, na plataforma Zoom. Participaram 5 mulheres, num encontro conduzido com a metodologia do Psicodrama. Confira abaixo os textos que escrevi a partir desse trabalho.
Amor e diversidade nas nossas famílias
Quando olhamos para o tema de ter filhos/as e os impactos no relacionamento amoroso, é necessário levar em conta a diversidade e ampliar o olhar. O casal com filhos/as é apenas um tipo de arranjo; são muitas as famílias e os amores possíveis.
O brilho da gente
Na vivência online sobre relacionamentos amorosos quando temos filhos/as, trabalhamos com a personagem da mulher apagada, sobrecarregada, que precisa voltar a brilhar. Mas é um brilho sem holofotes, em equilíbrio consigo e com os/as outros/as.
Ter filhos/as e a possibilidade de amadurecer o amor
A chegada dos/as filhos/as traz grandes transformações à vida do casal, sendo um convite ao amadurecimento da relação: ir além do amor romântico para alimentar o amor companheiro. Aqui falamos sobre desafios vivenciados e caminhos possíveis.
FACILITADORA
Juliana dos Santos Soares
Psicóloga
CRP: 04/21.049
Psicóloga clínica pela UFMG, atende Psicoterapia de adultos nas modalidades presencial e online, além de Psicoterapia de grupo. Pós-graduada em Psicodrama; professora da Pós-graduação em psicodrama do IMPSI – Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno; tem formação em Gestalt-terapia e treinamento em Constelações familiares segundo Bert Hellinger. Vem desenvolvendo workshops e vivências reflexivas sobre relaconamentos amorosos desde 2007.
PRÓXIMOS EVENTOS
O amor em construção
Grupo terapêutico. Presencial e online.