Psicoterapia de Grupo

Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, é também o Pai da Psicoterapia de grupo. Em suas palavras, “a verdadeira Psicoterapia de grupo consiste de sessões terapêuticas, nas quais três ou mais pessoas que tomam parte esforçam-se para resolver problemas comuns”. Além de mais pessoas em processo terapêutico, é comum o atendimento de grupo ser feito por mais de uma/um terapeuta, em parceria. O agente terapêutico deixa de ser apenas a/o terapeuta que conduz o processo, passando a ser cada uma das pessoas ali envolvidas. Assim, em grupo o indivíduo não tem mais a atenção do terapeuta toda para si, mas dividida entre as/os vários participantes e também focada no próprio processo grupal. Por isso esse tipo de Psicoterapia usualmente acontece depois de as pessoas já terem passado por um processo individual, com certa base de autoconhecimento e maturidade na relação terapêutica.

Cada cliente, em grupo, ajuda as/os outras/os através da sua ação, compartilhando suas vivências e sentimentos ou com sua simples presença, oferecendo escuta e suporte para quem está trazendo uma determinada questão. É comum ouvirmos, de quem está iniciando em Psicoterapia de grupo, a frase: “é aliviante saber que não sou só eu que me sinto dessa forma, que não estou sozinho”. Dessa forma, contando não apenas com a/o Psicóloga/o para lhe ajudar a resolver suas questões, mas também com pessoas como ele mesmo, e sabendo que tem a capacidade de ajudar a outras/os na resolução dos seus conflitos, o sujeito se torna mais autônomo e confiante na sua caminhada.

Outro aspecto importante da Psicoterapia de grupo é o caráter direto, imediato da interação do grupo. No lugar da pessoa narrar à/ao terapeuta a forma como suas relações acontecem “lá fora”, essas relações estão acontecendo no “aqui-e-agora”, com as/os próprias/os colegas de terapia, podendo ser observadas tanto pela/o terapeuta quanto pela própria pessoa, que conta ainda com o retorno das/os colegas, agora coterapeutas. Assim, cada um tem a chance de se tornar mais consciente da maneira como se relaciona. O grupo é como uma sociedade em miniatura para seus membros.

Se você precisa e se interessa por Psicoterapia de grupo, entre em contato clicando aqui.