📰 Publicado na revista Psicologia em Estudo, 2003

Autoria: Juliana dos Santos Soares e Alysson Massote Carvalho

 

Meu primeiro artigo científico publicado nasceu ainda na graduação em Psicologia, quando eu também iniciava minha formação em Psicodrama. A pesquisa foi fruto do meu internato rural, numa pequena cidade do interior de Minas, em coautoria com meu orientador. Trabalhei com um grupo de mulheres que vivia papéis não tradicionais para o contexto local – divorciadas, solteiras com filhos – e que enfrentava estigmas e dificuldades para se ver e ser vista de forma positiva. Nessa pesquisa, eu refletia sobre o que é ser mulher no mundo, sobre papéis familiares e, de alguma forma, sobre o amor.

O trabalho, realizado em seis encontros de psicoterapia breve grupal de enfoque psicodramático, mostrou que o grupo pôde ser um espaço de apoio, reconstrução de autoestima e fortalecimento de vínculos, além de estimular redes autônomas de ajuda mútua.

Revisitar este texto, 22 anos depois, me trouxe alegria e reconhecimento: percebi que minha voz de psicóloga, terapeuta de grupo, pesquisadora e escritora já estava ali. Hoje, com mais experiência, penso outras coisas, mas vejo que o núcleo do meu trabalho – o interesse por grupos, por histórias de mulheres, pelas relações afetivas e pelo cuidado coletivo – permanece como raiz que continua a gerar frutos. E desejo que venham muitos mais.

👉 Link para o artigo