Quando alguém busca ajuda psicoterapêutica, a sua porta de entrada nesse processo é a Psicoterapia individual. Esse formato inclui uma/um cliente e uma/um terapeuta. É nessa configuração que a pessoa dará os primeiros passos na sua jornada de crescimento, contando com a atenção focada da/do psicoterapeuta, sempre com disposição para lhe auxiliar no reconhecimento e tradução do seu mundo interno, seus conflitos e também suas potencialidades.
Ao iniciar um processo terapêutico é muito importante que a pessoa que o busca tenha consciência das suas motivações para estar ali. Cliente e terapeuta construirão um vínculo de intimidade e confiança, e quem dará o rumo do processo será a/o cliente, contando com o auxílio da/o terapeuta, que lhe ajudará a ver-se com mais clareza e objetividade. Esse já é um trabalho de autonomia.
Depois de dados os primeiros passos nessa caminhada, cliente e terapeuta em conjunto definem o que é mais adequado como continuidade: se a sequência do processo em formato individual ou o encaminhamento para uma nova fase, a da Psicoterapia de grupo, em que outros recursos estão disponíveis para auxiliar a pessoa em seu crescimento.
Uma modalidade de Psicoterapia possível, que se popularizou a partir da pandemia de COVID-19 mas já vinha sendo desenvolvida há anos, é o atendimento psicológico on-line. Assim como toda forma de atendimento psicológico, essa modalidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, nesse caso pela Resolução CFP nº 011/2018. A/o profissional que presta esse serviço, além de ter o seu registro ativo no Conselho Regional de Psicologia da sua região, deve ser cadastrada/o no sistema “e-Psi”. Você pode consultar se uma psicóloga ou um psicólogo tem essa autorização consultando o site do e-Psi.
Se você precisa e se interessa por Psicoterapia, entre em contato comigo pelo WhatsApp, clicando aqui.