Terapia de casal

A Terapia de casal tem como foco a resolução de dificuldades não num nível individual, mas no nível do relacionamento.
De modo geral, quando um casal busca a terapia é porque estão vivendo um momento de crise. Normalmente há dificuldades na comunicação, algum nível de afastamento e a sensação de não conseguir o problema sem ajuda. É comum que a separação já tenha surgido como possibilidade. Na terapia de casal irão buscar, com o auxílio da/o terapeuta, uma saída positiva para essa crise.
Na terapia, busca-se clarear a dinâmica relacional do casal: conhecer a motivação por trás das ações; as expectativas e crenças sobre relacionamento; identificar padrões de comportamento construtivos e destrutivos; incentivar que cada pessoa reconheça o seu papel nas dificuldades enfrentadas, assim como a sua responsabilidade para reverter esse quadro e alcançar o bom funcionamento do casal.
A/o terapeuta atua mediando a comunicação, organizando o diálogo e trazendo recursos que facilitem que cada um/a expresse as suas perspectivas e necessidades, além de acolher as perspectivas e necessidades da outra parte. Num processo como esse, haverá sessões com as duas pessoas juntas e também sessões com apenas uma das duas, para que a/o terapeuta compreenda e trabalhe as características individuais que estão afetando a relação.
É fundamental que o casal assuma uma postura colaborativa durante as sessões, deixando de lado condutas que são muito comuns em desentendimentos, como tentar provar à outra parte que se está com a razão, como se fossem adversários num jogo. Pelo contrário, a ideia é que ambos “joguem no mesmo time”, focando em conhecer as condutas e padrões que levam aos problemas enfrentados e construam, com a ajuda da/o terapeuta, alternativas mais saudáveis para o relacionamento.
A “solução” da crise varia muito de casal para casal: o que se está buscando é o melhor para cada um/a e para o relacionamento. Em muitos casos, o melhor desfecho é a superação das dificuldades e o fortalecimento do vínculo, alcançando-se uma forma mais feliz de união. Por outro lado, há casos em que não há possibilidade de um entendimento satisfatório e, nesse caso, cabe à terapia de casal ajudar essas pessoas a se separarem da melhor forma possível.

Se você precisa e se interessa por Terapia de casal, entre em contato clicando aqui.